JANEIRO BRANCO: "CUIDAR DA MENTE É CUIDAR DA VIDA !"


A saúde mental é uma temática que tem atraído a atenção de especialistas como prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. E, com o foco de chamar a atenção e incentivar os debates para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas, a Unale, sempre antenada às agendas nacionais, apresenta a campanha de conscientização “Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar da vida”, que apresentará dados, informações e dicas sobre como cuidar da saúde mental.

A escolha do mês de janeiro para esta campanha é estratégica, pois é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação. Costuma ser o mês no qual as pessoas repensam as metas de vida, fazem um balanço das suas ações, trazendo uma espécie de cobrança interna para realizar algo que faça os doze meses que se tem pela frente melhores do que os que passaram. Portanto, é uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil.